CESTAS COMEMORATIVAS

Introdução

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Investimento: varia de R$ 800 até R$ 25 mil

Presentear surpreendendo pela originalidade é possível com a diversidade de cestas oferecidas por empresas especializadas. Café da manhã, chá da tarde, o nascimento do bebê, a passagem do aniversário ou uma surpresa romântica, são algumas das possibilidades. Revelam-se boas opções para presentes, principalmente para quem tem dificuldade de escolher ou pouco conhecimento sobre o presenteado. As cestas também oferecem tamanhos, variedades e preços bastante flexíveis.

O comércio de cestas para presentes não para de crescer e sobrevive graças às datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal; além de acontecimentos especiais que dão chance à expansão inovadora do serviço. É um negócio que requer criatividade e bom gosto nos arranjos e embalagens, pois as cestas variam muito de acordo com as exigências do cliente.

TIPOS DE CESTAS. Embora o café da manhã seja o principal produto nesse ramo de negócio, existem as de comemoração da maternidade (com itens para cuidados com o bebê), a happy hour (com aperitivos e bebidas), a queijo e vinho, a de chocolates, a de flores e frutas, a romântica (com flores, vinho, bombons e uvas), a infantil (cheia &guloseimas), a erótica (com acessórios para apimentar a relação), a esotérica (com velas e aromas essenciais), a de banho (com toalhas, óleos e sabonetes), cesta diet (para pessoas em regime ou em dietas com restrição de açúcar), entre muitas outras.

CLIENTES. As mulheres enviam cestas bem mais que os homens. "Elas gostam de presentear todo mundo: mãe, marido, namorado, amiga ...... diz Solange Borcato, proprietária da Best & Best. Mas Sheila Cristiane. F. Passula, proprietária da Cia. das Cestas, aponta um ângulo diferente: "0 homem pede o que temos de melhor. Já a mulher, costuma se preocupar com o preço", diz. Para ela, as vendas são equilibradas entre ambos os sexos.

COMERCIALIZAÇÃO. Duas etapas são importantes na montagem e comercialização das cestas:
1ª - As cestas devem ser montadas tendo o cuidado com os produtos perecíveis e sujeitos a danos, como as frutas;
2ª - A cesta não pode chegar atrasada para o cliente.
OBS: É importante a seleção dos itens para a das cestas.

NÚMERO DE ITENS. Cada cesta possui, em média, de 30 a 40 itens, podendo chegar a 70, de acordo com o tema escolhido e o valor que o cliente está disposto a pagar.

PRODUTOS. Nos dias atuais é necessário que o empreendedor vise a satisfação do cliente oferecendo serviços e produtos de qualidade e preços competitivos. Alguns produtos como pães, biscoitos e até mesmo as geléias podem ser feitos de forma artesanal pela empresa, dando maior credibilidade e diferenciação entre seus concorrentes.

FORNECEDORES. O empreendedor deve fazer, antes da compra ser feita, uma pesquisa dos preços dos produtos entre empresas concorrentes e um levantamento dos fornecedores dos ingredientes.
. PRODUTOS PERECÍVEIS. os perecíveis que compõem a cesta devem ser comprados em fornecedores próximos ao lugar aonde for instalado o negócio. Deverão ser comprados diariamente, em feiras, sacolões, supermercados, e outros.
. PRODUTOS DE MAIOR CONSUMO. Esses produtos podem ser comprado diretamente dos fabricantes.
. PRODUTOS NÃO PERECÍVEL E ARMAZENÁVEL. Os itens não perecíveis deverão ser adquiridos para um estoque de maior prazo, de 7 à 15 dias. Esses produtos podem ser comprados em atacadistas.
O empresário deve dispor de bons fornecedores que, inclusive, facilitem a entrega diária, embora muitos casos imponha-se a ida às fontes abastecedoras: supermercados, fruteiros, casa de carnes, mercados públicos, lojas de conveniências, etc..

CONCORRENTES. A moda do envio de cestas ganhou forças há pouco mais de quatro anos, dizem empreendedores do segmento. Desde então, a cada ano cresce o número de pessoas oferecendo esse serviço. São donas de casa, desempregados, gente em busca de uma renda extra. A grande concorrência incentivou ao empreendedor que: a diferença está no uso somente de produtos de qualidade, que satisfazem e fidelizam o consumidor.

INVESTIMENTO. O investimento necessário depende basicamente do tamanho do empreendimento.
. CASO 1. Para um comércio com 5 funcionários, o investimento inicial pode girar em torno de R$ 25 mil. O investimento fixo consiste na aquisição de: vitrine, mesas e cadeira para secretária, prateleiras, geladeira industrial, freezers, mesa de seleção, mesa para preparação, prateleiras para cestas, prateleira para embalagens, veículo utilitário e telefone comercial. A previsão da taxa de retorno é de três anos.
. CASO 2. Já um investimento inicial de, aproximadamente, R$ 7 mil com um regime de trabalho de 10 horas/dia e 365 dias/ano e uma área mínima de, aproximadamente, 11 m2 poderá proporcionar um faturamento anual de R$ 62 mil. Os gastos consiste na aquisição de: máquinas e equipamentos (freezer, mesas), móveis e materiais para escritório (armários de aço, ventilador, estantes de aço, aparelho telefônico, aparelho de fax, máquina de calcular, etc.) e capital de giro para compra de estoque como mercadorias, material de embalagem e outros. Neste caso, o veículo utilitário não está estimado por ser variável segundo as possibilidades de cada empreendimento.
OBS: A principal atração, nesse empreendimento, é a facilidade de instalação. Pois, em alguns casos estes empreendedores, conhecidos como cesteiros, podem trabalhar numa pequena sala ou loja ou até mesmo em sua residência.

MÃO-DE-OBRA. Os cesteiros trabalham, em sua maioria, em casa e têm poucos ou nenhum funcionário. A mão-de-obra é formada por entregadores, motorista e arranjadores.

DIVULGAÇÃO. O segredo para o sucesso nesse ramo é a divulgação, seja em revistas, jornais, panfletos e indicações de clientes satisfeitos, sendo esta a melhor e mais barata forma de publicidade. É imprescindível investir em propaganda, principalmente na véspera das datas comemorativas.

CURSOS. Aprender a montar cestas e fazer disso uma fonte de renda é bastante comum. Há vários locais, como os shopping centers, que oferecem cursos. Porém, pessoas que comercializam os produtos para a montagem das cestas também ministram esses cursos, mostrando passo a passo como é feita a produção.

CURSOS

. ATELIER DAY BY DAYSE
END: Rua Guariuva, 1330, Brooklin , São Paulo – SP
CEP 04.569-002
Telefax: (011) 241-8252
Curso de Decoração de Cestas e Assessoria Profissional

. GARLANDA LOJA DE ALIMENTOS LTDA - ME
Rua das Flechas, 1066, São Paulo, SP
CEP 04363-030
TEL: (0xx11) 5565-6157 Fax: (0xx11)5565-6157

EMPRESAS DO RAMO

. ABIGAIL CESTAS
End. Rua Porto União, 281, Brooklyn
Tel. (0xx11) – 5561.0915 (0xx11) 9934.4647
E-mail:abigailcestas@go.com

. FLORA VITTÓRIA RÉGHIA.
End. Av. Comendador Feiz Zarzur, 659 - São Paulo - SP
CEP 02942-000
Tel. (0xx11) 3974-8834
E-mail: flowers@uol.com.br

Endereços na Internet:

Site da empresa Cia das Cesta
http://www.presenteideal.hpg.com.br

Site da empresa Arte & Delícia
http://www.geocities.com/artedelicia/inicio.htm

Site da Empresa Abigail Cestas
http://aquishopping.com/abigailcestas/index.htm

http://www.geocities.com/NapaValley/2757/

http://www.vitoriaregia.com.br/

BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
Esse arquivo foi gentilmente enviado por usuários do Emprega Brasil. Caso tenha arquivos que contribuam com a empregabilidade ou rentabilidade, nos envie através do e-mail: arquivos@empregabrasil.org.br

Emprega Brasil | © 2013 Todos direitos reservados. Brasil