LOJA DE PREÇO ÚNICO

Introdução

Tipo de negócio surgido nos Estados Unidos por volta da década de 1960, com as lojas US$ 1,00 ou US$ 0,99 cents, as lojas de “preço único” proliferaram no Brasil há cerca de 10 anos, após abertura do mercado brasileiro à importação de mercadorias originárias de diversas partes do mundo.

CONSUMIDOR. Esse tipo de loja beneficia principalmente, a população de baixa renda. Isso porque oferecem produtos que em outros locais custam até quatro vezes mais e que por esta característica, viabilizando assim o acesso de qualquer consumidor ao mercado.

Ao contrário do que muita gente imagina, a maioria das lojas de “Preço Único” não pertencem a nenhuma rede de franquia. São, em sua maioria, de proprietários diferentes.

VARIEDADES. A variedade de produtos é um ponto essencial e uma das principais dificuldades para manutenção do negócio, segundo os comerciantes. A dimensão da variedade de cada loja varia em média de 200 a 1500 itens.

LINHA DE PRODUTOS. Pelo menos 50% dos produtos comercializados são importados, de origem Japonesa, Chinesa ou Americana. São exemplos de produtos comercializados nessas lojas: Bichos de pelúcia, brinquedos eletroeletrônicos, jogo de chaves, bacias plásticas, tatus de madeira, meias calça, grampeadores, lápis , copos, facas, pequenas ferramentas, saladeiras, bolas de ping-pong, gravatas, omeleteiras para microondas, álbum para 120 fotografias, jarras para suco, canivetes de 13 lâminas, material escolar, louça, material de limpeza, enfim, uma infinidade de utilidades. As lojas mais baratas vendem qualquer mercadoria por R$1,99 e as mais caras por R$ 5,00.

LOCALIZAÇÃO. A localização é de extrema importância, preferencialmente, a loja deverá estar situada em locais com grande fluxo de pedestres. Geralmente, esses locais são: calçadões, centros comerciais, galerias, etc. Pode-se também montar lojas distantes destes locais como: Bairros, Supermercados, Rodoviárias, Estações de Trem, Shopping Centers, etc.

INSTALAÇÕES FÍSICAS. Os gastos deverão ser reduzidos ao máximo, apenas com pequenos gastos na aquisição de equipamentos para montagem da loja: instalação de prateleiras, luz fluorescente (abundante), painéis Slat-Wall (dimensão), painéis perfurados – Eucatex, ganchos para painéis Slat Wall, ganchos para painéis perfurados, gôndolas, porta volumes, balcão de caixa, prateleiras para estoque, e massificada indicação de “Preço Único”, tanto dentro da loja quanto em sua fachada.

ÁREA. De acordo com empresários do ramo, o estabelecimento poderá ter uma área entre 60 a 100 m2. É importante que a loja tenha uma boa entrada, de pelo menos 3 metros.

COMO VENDER MAIS. O empreendedor deve conhecer as particularidades que cada loja terá, ou seja, o que é bom para uma determinada loja, pode não ser boa para outra. Sabendo-se usar estas particularidades o lojista conseguirá aumentar suas vendas. Outros fatores também podem ser relevantes como:
. ILUMINAÇÃO. A loja deverá ser bem iluminada, tipo farmácias de rede, para que o colorido dos produtos se destaque, induzindo os clientes a maior aquisição de produtos.
. DIVULGAÇÃO. Sempre que possível e em locais estratégicos a loja deverá ter cartazes, faixas com dizeres “PREÇO ÚNICOS”, “IMPORTADOS SÓ R$ 1,99”. Também deverá ter música ambiente e/ou sonorização dos produtos expostos.
. PROMOÇÕES. As promoções deverão existir sempre, de forma que os clientes se sintam sempre atraídos a comprarem em sua loja.

ESTOQUE. Segundo informações de empresários do ramo, a quantidade de estoque é medida pelo tempo gasto entre a nova compra e o seu tempo de recebimento. Por exemplo: sua loja vende 500 itens por dia e o tempo entre a compra e o seu recebimento são de 7 dias, então você deverá ter em seu estoque mais ou menos 3.500 peças ou 10% além, ou seja, mais ou menos 3.850 peças. É relevante que a loja esteja sempre cheia de mercadorias, pois as vendas são proporcionais a quantidade de itens expostos.

EXPOSIÇÃO DOS PRODUTOS. É aconselhável que os produtos fiquem expostos de forma desorganizada, o único que foge a esta regra são os brinquedos, os quais poderão estar expostos juntos. É importante que exista uma linearidade na exposição dos produtos de ganchos, ou seja, os ganchos deverão estar sempre alinhados de forma a permitir aos clientes uma visão geral de todos os itens disponíveis, não importando as repetições de itens, contanto que os mesmos não estejam muito perto uns dos outros.

TROCO DE R$ 0,01. A loja deverá estar preparada com troco de 1 centavo, mesmo que o cliente não queira receber a moeda, é importante o lojista dá-la como troco.
Geralmente, as balas são dadas como troco, isso pode incomodar os clientes, parecendo ludibriação por parte do lojista. Além do que, o valor da bala pode custar mais de R$ 0,01.

NOTÍCIAS.
Montar uma loja de 1,99 requer cuidados especiais
Montar uma loja de produtos com preço único pode ser uma tarefa simples, desde que sejam tomados alguns cuidados principais. Segundo o consultor de Marketing do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) José Carmo Vieira de Oliveira, uma das preocupações fundamentais é a escolha do ponto.
Além disso, é necessário fazer uma análise mercadológica. É um segmento voltado para as classes C, D e E, que consomem desde presentes e enfeites a utensílios domésticos e produtos alimentícios. Para tanto é necessário fazer um estudo do público da região em que se quer abrir a loja, saber o nível de consumo do bairro em questão e escolher um lugar com bastante passagem de pedestres , afirma .
Para ele, diferentemente do que alguns pessimistas pensam, o setor não é passageiro e ainda há muito a ser explorado. Vários fabricantes e atacadistas já direcionaram suas vendas para os lojistas de R$ 1,99, o que significa uma atenção especial ao setor , diz.
Com isso, Oliveira acredita que a tendência é a de as lojas de preço único melhorarem cada vez mais a qualidade de seus produtos. Os itens estão mais elaborados, esse mercado só tem a evoluir. Dentro dessa nova caracterização, o consultor destaca os produtos artesanais, que, segundo ele, também estão ganhando mais espaço nas prateleiras de R$ 1,99.
Giro - Oliveira avisa aos iniciantes que ter disciplina para cuidar do negócio também é fundamental. É preciso manter o controle sobre o estoque. O comerciante desse segmento ganha com o giro dos produtos, pois a margem de lucro é pequena , diz. Por isso, avisa, a variedade de itens é decisiva no sucesso da loja.
Além disso, ele também bate na tecla de que só os comerciantes profissionais se destacam. O mercado não admite amadores e faz uma seleção natural. Só fica o profissional , afirma.
Para tanto, Oliveira avisa que o Sebrae oferece ao microempresário orientações específicas para ajudá-lo a abrir seu negócio.
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/10/2001
Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Eventos

BRASILPLAST - Feira Internacional da Indústria do Plástico
Março
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UDesejo - Feira Internacional de Conforto, Beleza e Lazer
Abril
Anhembi - SP
www.ud.com.br
info@ud.com.br
FORNECEDORES

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Rua Carlos de Souza Nazareth, 184, SL 111, 112 e 113, 10º and., Centro – São Paulo – SP
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“TUDO POR UM” INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
Rua Araquari 135, Bairro dos Municípios, Balneário de Camboriu – Santa catarina
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E.mail. indiano@atacadoindiano.com.br
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Site. http://www.uaubrinquedos.com.br/

Endereços na Internet: Site da empresa Atacado Indiano
http://www.atacadoindiano.com.br/index.htm

Site da empresa Dollar Mania Distribuidora
http://www.uaubrinquedos.com.br/

Site da empresa Tudo por um ind. e com. Ltda.
http://www.tudoporum.com.br/

Site da empresa Univendas Representações
http://www.univendas.com.br/

BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
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