ESCRITÓRIO DE CONSULTORIA

Introdução

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Principal Produto: Serviço de Consultoria Empresarial

APRESENTAÇÃO. A Consultoria Empresarial é uma atividade que tem como objetivo básico responder ou atender às necessidades das empresas ou pessoas físicas, quando assim solicitada por meio de aconselhamento ou proposição.

MERCADO. Essa atividade é exercida com mais ou menos intensidade à medida que a economia assume maior grau de desenvolvimento a exigir dos agentes econômicos uma relação de mais completa interação e, especialmente, quando as empresas operam em ambiente competitivo. Nesta ambiência de ebulição e de competitividade da economia é que a consultoria empresarial recebe uma longa faixa de atenção, prestando serviços diversos com grande abrangência em todos os setores econômicos - indústria, comércio e serviços, tanto nas empresas públicas quanto nos estabelecimentos privados, residindo nestes últimos seu principal mercado.

ESTRUTURA. A estrutura básica deve contar com uma área que varie entre 30 e 50m2, onde será instalado o escritório.

EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
- Móveis e materiais paras escritório;
- Computadores, fax e telefone e etc.

INVESTIMENTO. O investimento inicial para se montar um escritório destinado à prestação de serviços de consultoria empresarial pode variar, dependendo do porte da empresa, o investimento pode girar em torno de R$ 40 Mil.

PESSOAL. O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento. No que se refere à composição da equipe técnica, esta, normalmente, bastante dispendiosa, em razão da capacidade e competência, ou mesmo do pessoal de apoio.

ÁREAS DE ATUAÇÃO. As áreas de atuação compreendem a gestão financeira, administrativa, comercial e de produção.

ETAPAS DO ATENDIMENTO. O processo de descrição das etapas de atendimento podem ser analisadas abaixo:
- Contato Inicial. O contato inicial com o cliente é mantido, normalmente, por telefone, momento em que fica pactuado o posterior encontro. Esta aproximação geralmente é fruto de indicação de pessoas conhecidas ou de clientes tradicionais da consultoria.
- Elaboração de Pré-Diagnóstico. Esta etapa consiste em conhecer os interesses e as necessidades do cliente quando, mediante um pré-diagnóstico, serão definidos os objetivos a serem alcançados com a efetivação dos serviços da empresa consultora.
- Orçamento ou Contrato. Depois de visitado o cliente e colhidas as informações indispensáveis à realização dos trabalhos, o consultor elabora proposta de serviço, ou contrato, onde constam aqueles objetivos, metodologia, carga horária de trabalho, bem como data de encerramento, valor e condições de pagamento, além de outras usuais.
- Aprovação do Contrato. A proposta de serviço, ou contrato, será apresentada ao cliente para que este o aprove.
- Investigação e Análise dos Fatos. Após aprovado e assinado o contrato de prestação de serviço, iniciam-se os trabalhos que se desenvolverão dentro da metodologia aprovada, que poderá variar, por empresa, ou pelo consultor interveniente no processo. Em termos gerais os trabalhos iniciam-se com uma investigação e busca de solução dos problemas que afetam a empresa. Seguida a fase de investigação, o consultor fará sua análise dos fatos observados, a qual em relatórios deverá conter as devidas recomendações para implementação, com vistas a saciar as fontes vulneráveis verificadas.
- Implementação das Recomendações. O relatório será apresentado ao cliente, ocasião em que ocorrerá a autorização deste para implementação das recomendações. Se aprovadas, o consultor, naturalmente, definirá o cronograma de execuções e as acompanha até a fase final. Neste momento, um relatório final deverá ser emitido, onde serão relatadas as mudanças ocorridas, os impactos positivos surgidos e será dado por encerrado o trabalho de consultoria na empresa.
- Recebimento. O pagamento dos serviços de consultoria será feito obedecendo às cláusulas contratuais, em termos de prazo e valor em relação à execução dos serviços.

RESPONSABILIDADE DA ATIVIDADE. Da avaliação correta de uma situação que entrava o processo produtivo de empresas, dependerá sua recondução a trilha do êxito. Mal diagnosticado o gargalo ou ponto de estrangulamento, a morte do empreendimento será inevitável. Por aí, observa-se que se trata de uma atividade das mais nobres, porém, de inteira e completa responsabilidade para aqueles que a ela se dedicam.

VANTAGENS. A utilização da consultoria constitui um recurso muito importante e atual e cujas principais vantagens são:
- Visão externa mais ampla (porque é baseada em atividades exercidas numa diversidade de clientes e serviços);
- Neutralidade (o consultor não faz parte da estrutura, do equilíbrio do poder e das cadeias de lealdade);
- Experiência na solução de problemas semelhantes (facilita encontrar o "Caminho das pedras");
- Atenção concentrada (o consultor, não tem outras tarefas);
- Alavancagem para a ação (o consultor funciona como catalisador, dando um impulso extra para as mudanças acontecerem);
- Tarefas temporárias (a organização pode contratar serviços de consultoria para realizar serviços ou projetos limitados, em lugar de contratar especialistas para logo depois dispensá-los).

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas leis que regem esta atividade:
- Código de Ética do Consultor (Aprovado em AGO 17/05/90). O papel do consultor de organização, no desempenho de suas atividades, é o de assistir aos clientes na melhoria do seu desempenho, tanto nos aspectos de eficiência como na introdução de tecnologia, ou seja, no aprimoramento das relações interpessoais.

Entidades
IBCO - Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização
Av Paulista, 326 - conj 77 - Ceq Cesar - São Paulo - (SP)
01310 902
Tel. (11) 289 4152

Endereços na Internet:

Site do IBCO
http://www.ibco.org.br/

Site Informativo
http://www.consultores.com.br/

BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
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