ENGARRAFAMENTO DE ÁGUA DE COCO

Introdução

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria de Engarrafamento de Água de Coco
Tipo de Negócio: Engarrafamento de Água de Coco

APRESENTAÇÃO. O coqueiro é uma das árvores mais freqüentes no litoral brasileiro, espalhando-se por quase todo a costa brasileira. No entanto, só chegou no Brasil em 1553, trazido pelos portugueses. É bem provável que tenha vindo do sul da Índia.

MERCADO. A produção anual do Brasil é de 650 milhões de frutos. Amplo e progressivo, atingindo todas classes sociais.Os principais canais de distribuição são as cadeias de supermercados, padarias e lojas de conveniência; Sendo Regiões de maior absorção do produto as do Centro-Sul, ou seja, Regiões onde praticamente inexistem áreas de cultivo com fins industriais/comerciais.
A concorrência é dimensionada pela qualidade dos produtos, pelo preço e pela capacidade de atender bem ao seu público alvo. A industrialização de água de coco engarrafada é uma atividade atrativa existindo, hoje em dia, uma definição exata de como esse tipo de indústria deve operar dentro do vasto mercado de produtos alimentares.
Para os futuros empresários que pretendem ingressar na área de produção da água de coco engarrafada, as perspectivas são, sem dúvida, bastante promissoras.

INVESTIMENTO. O investimento é variável, ou seja, irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que este poderá girar em torno de R$ 100 MIL.

ESTRUTURA. Irá variar de acordo com a estrutura produtiva do empreendimento, sendo que uma área mínima de 300 m² é essencial.

EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
- Equipamentos frigoríficos;
- Freezer´s;
- Tanques para armazenamento e refrigeração;
- Compressores;
- Equipamentos do administrativo (computadores, telefones, fax, móveis do escritório, etc..).

MÃO DE OBRA. Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, deve-se saber que deverá se ter o pessoal do operacional e do administrativo.
É válido lembrar que se deve contar ainda com vendedores.

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO E SUA MONITORAÇÃO. A água de coco em sua embalagem natural é estéril, porém, em contato com o meio ambiente, fermenta rapidamente e sua conservação exige a otimização das condições de extração, reservando o líquido em vasilhames de aço inox, perfeitamente limpos. O mesmo procedimento deve ser observado para os vasilhames onde a água de coco será engarrafada. Um ponto importante para a manutenção da qualidade do produto é o uso do invólucro de propileno e o congelamento do produto, que viabilizam a conservação das características originais do mesmo, além de ser o melhor método de manutenção das propriedades da água de coco. Os benefícios proporcionados pela adoção das medidas anteriormente mencionadas aumentam na proporção em que também aumentem a rapidez e a higiene empregadas o processo de engarrafamento.

PROCESSO PRODUTIVO. Consiste na (o):
- Seleção. O processo de produtivo de água de coco consiste na seleção prévia dos frutos, eliminando-se aqueles que apresentam defeitos, como por exemplo, podridões das extremidades (causadas por fungos) , rachadura, etc.

- Lavagem. Após a seleção inicial deve-se seguir uma lavagem dos frutos em água clorada com cerca de 20 ppm de cloro livre. Esse tratamento proporciona, além da limpeza externa dos cocos, uma desinfestação deles quanto à presença de contaminantes microbianos.

- Esterilização. A esterilização consiste em aquecer o fruto até a temperatura desejada, mantê-lo nessa temperatura por um dado período de tempo para garantir o grau de esterilidade desejado e, em seguida, resfriá-lo até a temperatura mais adequada para seu preenchimento. Os métodos empregados dependem do tipo de alimento que será processado. No caso da água de coco, pode-se designar dois tipos de esterilização, entre elas:
* Filtração estéril. É utilizada para líquidos límpidos como bebidas à base de fruta. Esses filtros geralmente são antecedidos por pré filtros que os protegem contra pequenas partículas.
* Trocador de calor em placas. A principal vantagem deste tipo de aplicação reside em proporcionar um escoamento turbulento com elevados valores de coeficiente global de transferência de calor. Além desta vantagem, o trocador de calor a placas possuem um custo moderado. Sua principal desvantagem está na pressão de trabalho que não pode ser elevada.

- Congelamento. A água segue diretamente para um tanque, onde sofre um processo de congelamento, em temperatura por volta de 20ºC negativos;

- Engarrafamento. É a penúltima fase do processo produtivo, inicia-se com a esterilização da embalagem, e posteriormente inicia-se o preenchimento, que pode ser feito por dois sistemas:
apresenta diferenças em função do tipo de alimento que se está processando.
* Embalagem com controle do volume de preenchimento. Este sistema é feito controlando o volume do alimento que está sendo processado. Neste sistema um tubo de material de embalagem é formado, selado na parte inferior, preenchido e então selado na parte superior. Desta forma a própria embalagem controla o volume do alimento que está sendo preenchido. (Neste caso, a embalagem a ser utilizada não é pet, mas sim embalagem tipo leite longa vida).
* Preenchedores controlados pelo tempo. Para finalidades especiais tais como o preenchimento de pequenas quantidades de líquido os preenchedores podem ser controlados pelo tempo de preenchimento. Seu inconveniente é que esse tipo de preenchedor é sensível a variações de pressão ou da altura do líquido no tanque de alimentação, bem como da viscosidade do alimento.
* Preenchimento manual.

- Selagem. Última fase do processo produtivo, falhas no fechamento das embalagens representam a causa mais comum de perda da esterilidade. Por isso, a selagem perfeita e um sistema de controle que garanta sua integridade deve ser a principal prioridade.

OS CONSERVANTES. Alguns conservantes para sucos de frutas:
- Pi Benzoato;
- Piv Sorbato;
- Pv Meta Bissulfato;
- Al Sorbato.

DIVERSIFICAÇÃO. Uma empresa montada, dificilmente consegue sobreviver com um único produto. A diversificação é essencial,devendo abranger todo um mercado potencial, com o fornecimento de produtos atualizados, a preços acessíveis ao público que se deseja atingir, evitando dessa forma o "encalhe".

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Para maiores informações consultar a ANVISA.

Anexos

Entidades
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
SEPN 515, Bloco B - Edifício Ômega - Brasília - (DF)
70.770-502
Tel. (61) 448 1326 / 1327 / 1303 / 1321

Fornecedores:
Embalagens
APV South América Ind. e Com. Ltda
Av. Chibarás 75 – Moema - São Paulo – (SP)
04076-000
Tel: (55 11) 5051 7988

Tetra Pak
Av. Cristovão Colombo, 485 - 4º andar - Belo Horizonte – (MG)
30140-140
Tel. (31) 3282 1510

Engepack Embalagens
Rua Francisco Nakasato, 500 - Itupeva - São Paulo – (SP)
13.295-000
Tel. (55 11) 4591 8002

INJEPET Embalagens Ltda
Rod. Dom Gabriel P. B. Couto, Km 66 - Jundiai – (SP)
13216-990
Tel. (11) 7390 3060 / 3050

Endereços na Internet:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária
http://www.anvisa.gov.br

BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
Esse arquivo foi gentilmente enviado por usuários do Emprega Brasil. Caso tenha arquivos que contribuam com a empregabilidade ou rentabilidade, nos envie através do e-mail: arquivos@empregabrasil.org.br

Emprega Brasil | © 2013 Todos direitos reservados. Brasil