EMPRESA DE SERVIÇOS DE ENTREGA RÁPIDA.

Introdução

HISTÓRICO. A idéia de entregar diferentes produtos em domicílio foi trazida por empresários que viajavam com frequência aos Estados Unidos, onde o conceito nasceu e de onde se propagou para a Europa e para o Brasil.
Na vida moderna o custo do tempo é fator fundamental no desempenho dos trabalhos, principalmente, quando esse trabalho é feito nas ruas e avenidas com trânsitos caóticos.
As contingências de tráfego hoje em dia conturbam toda e qualquer atividade de transporte.
Com base nessa situação surgem as empresas de entrega rápida, também denominado Serviço "Courier". Os serviços de entrega rápida são serviços de transporte MULTIMODAL, porta a porta, que têm como objetivo a entrega de documentos ou encomendas, da maneira mais rápida possível.
A diferença entre o "courier" e o transporte tradicional de carga é a rapidez. No "courier", o despacho, a documentação e o desembaraço alfandegário são facilitados por se tratar na sua maioria de documentos, amostras ou pequenas encomendas. Em alguns casos você poderá fazer uma importação simplificada usando esta modalidade de transporte.

MERCADO. Os negócios que envolvem delivery cresceram entre 60% e 80% nos últimos três anos só na cidade de São Paulo. Os dados constam de levantamento informal entre empresários feito pela consultora Tânia Freitas, do Sebrae/SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).

LOCALIDADE. O Delivery funciona bem em cidades executivas, grandes cidades, onde há pessoas que preferem pagar um pouco mais por um produto a ter de ir comprá-lo na loja.

SERVIÇOS PRESTADOS. A empresa poderá prestar os seguintes serviços: Coleta e entrega de pequenos volumes; Pagamentos em bancos; Serviços em cartórios; Distribuição de brindes e convites; Troca de malotes entre filiais; Coleta e entrega de documentos; Despachos aéreos; Apoio em área técnica; Cotações de preços, apoio ao setor de compras; Distribuição de produtos vendidos via telemarketing; Serviços diversos em despachantes; Serviços diversos em órgãos públicos; Despachos em correios; Entrega de propostas; Entregas de cotações de preços; Entregas de presentes; Entregas e coletas de documentos contábeis; Coletas de assinaturas em contratos.

INVESTIMENTOS. Um bom conselho para quem está entrando no negócio é a montagem de uma empresa de courier local através de motoboy, onde os investimentos iniciais se restringiriam a montagem de uma central de atendimento, necessitando de telefones, fax, copiadora e computador para registro das entregas. Os motoboys podem ser contratados por serviço temporário, onde receberiam pelas entregas que fizerem. Conforme fosse crescendo a demanda a empresa poderá estabelecer convênios com empresas aéreas, rodoviárias, marítimas e fluviais. A partir daí surge a necessidade de postos avançados para recepção, coleta e entrega das encomendas, é importante investir na localização, no visual do empreendimento e na divulgação, sendo que, conforme for o crescendo o negócio, maior será a estrutura.

MÃO DE OBRA. Conforme for crescendo o empreendimento, maior será a necessidade de se ter um número maior de funcionários, sendo que o empresário deve oferecer a eles treinamento específico, com foco no atendimento ao cliente e no trabalho em equipe.
A maioria das empresas que oferecem delivery opta por terceirizar boa parte da mão de obra, como por exemplo os motoboys, onde são estabelecidos contratos mensais, que determinam o trabalho de um motoboy das 8:00 às 17:30 horas.

COMO FUNCIONA. O monitoramento das entregas é feito através dos pontos de apoio que ficam em cada trecho de troca de transporte, sendo feito através da leitura de um código de barras e cadastrado em computador ligado a uma rede (por exemplo: a Internet), assim em todos os locais por onde a encomenda passar será registrado a sua passagem até o destino final.
Para o envio de encomendas para outros estados ou países é necessário a criação de convênios com companhias aéreas, marítimas e rodoviárias e em alguns casos fluviais, sem contar a abertura de postos avançados de coleta e distribuição de documentos.

DEFINIÇÃO DAS ROTAS. Uma vez definida a demanda da região começa-se a traçar a estratégia de envio das encomendas, qual o caminho mais curto e viável economicamente, não esquecendo que existem empresas tradicionais no mercado atuando fortemente. Portanto a criação de um serviço personalizado se faz extremamente necessário.

SEGREDO DO SUCESSO. Os fatores que ajudam a manter com sucesso o negócio são o atendimento, a rapidez na entrega da encomenda.

LEMBRETES. Alguns lembretes importantes:
- O empresário precisa ter cuidado na hora de optar pelo sistema. Em primeiro lugar, o delivery precisa estar determinado no estatuto da empresa, que deve ser uma prestadora de serviços;
- O marketing, é fator fundamental para o sucesso do empreendimento, o visual precisa ser criativo, sendo a divulgação feita por meio de folhetos ou mala direta. Mas, nesse negócio, o que funciona mesmo é a divulgação boca-a-boca.

NOTÍCIA. "DELIVERY: UM SERVIÇO EM ALTA"
Nem sempre bolsa de mulher tem de tudo. Poucas, mesmo as mais prevenidas, carregam meia-calça de reserva na bolsa. Quando a meia desfia a poucas horas daquele encontro importante, quando nem colocar esmalte por cima do furo segura o fio, a saída é sair correndo em busca de outro par. De olho no bolso de quem enfrenta estas e outras situações de imprevisto, está crescendo cada vez mais o número de comerciantes que investe em facilidades para o consumidor. A principal delas é o serviço de delivery (palavra inglesa que significa entrega), que no caso da meia permite que o produto seja entregue rapidamente em qualquer lugar da cidade.
A história começou com o delivery de comida, principalmente o de pizzas, e invadiu São Paulo. Até quem costuma brigar toda manhã em casa para saber quem vai à padaria comprar leite pode comemorar as facilidades do mundo do ligue já. Grandes empresas como a Leco e a Paulista entregam leite em casa, na hora em que o consumidor quiser.
E tem mais. Talvez o consumidor não saiba, mas nas compras feitas por telefone é possível se arrepender do produto comprado e pedir de volta ao fornecedor o dinheiro pago. O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento, toda vez que o consumidor fizer uma compra fora do estabelecimento comercial, ou seja, pelo telefone, Correio ou Internet.
O prazo para devolver a mercadoria adquirida no delivery é de sete dias, contados a partir de seu recebimento em casa. Por isso, toda vez que aquela pizza pedida pelo telefone vier com o sabor trocado, não é preciso mais ter vergonha de pedir ao motoboy que, encarecidamente, devolva a pizza errada. Não se trata de uma gentileza do fornecedor trocá-la, mas sim de uma obrigação, que está no artigo 49 da lei.
O assistente de direção da Fundação Procon José Carlos Guido explica que no serviço de delivery, o consumidor pode se arrepender de ter feito a compra, sem que seja necessário dar explicações ao fornecedor. “Até sete dias após a compra, o consumidor poderá trocar o produto porque não gostou da cor, do tamanho e até do modelo, desde que o produto seja devolvido ao comerciante nas mesmas condições em que foi entregue ao consumidor”.
Nos pedidos feitos por telefone para farmácias, é preciso ter cuidado redobrado. Neste caso, é preciso entregar a receita médica, antes de receber o medicamento. “No momento da entrega, o farmacêutico tem de pedir a receita primeiro. Do contrário ele está cometendo um crime”, fala Guido.
O assistente do Procon aconselha a não fazer o pagamento ao motoboy no cartão de crédito. “Neste caso, como a transação do pagamento será manual, existe o risco de uso indevido dos dados e assinatura do consumidor preenchidos no papel”, garante Guido.

Fonte: Diário de São Paulo, 05/05/2002

Legislação Específica

O funcionamento da empresa de courier, juridicamente, é igual ao de uma empresa de prestação de serviços, onde é necessária a emissão de nota fiscal de serviços e recolhimento de impostos.
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;
- Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu negócio para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

EMPRESAS OPERANDO:
JGS EXPRESS
Rua Eng. Edson de Toledo, 16, V. Guarani – São paulo (SP)
Fone: (0xx11) 5011-9125

ENVIAR E RECEBER
Rua Bernadino de Campos, 201, Brooklin Paulista – São Paulo (SP)
CEP 04620-000
Fone: (0xx11) 5096-3881

RAE EXPRESS SERVIÇOS RÁPIDOS LTDA
Av. Dr. Cardos de Melo, 1294, Vila Olimpia – São Paulo (SP)
CEP 05548-004
Fone: (0xx11) 3846-5979

EMPRESAS DE TRANSPORTES QUE TRABALHAM COM DESPACHO DE CARGAS E ENCOMENDAS, (POSSIBILIDADE DE CONVÊNIOS):

AEROSERV SERV AÉREOS DE ENCOMENDAS
Pedro Bueno, 830, São Paulo (SP)
CEP 04342010
Fone: (0xx11) 5583.2888

AEROTIME EXPRESS
Olávio Vergílio dos Santos, 157, Socorro, São Paulo (SP)
CEP 04775220
Fone: (0xx11) 524.8498

AMERICAN AIRLINES Viracopos, sl 3, Campinas, (SP)
CEP 13054-240
Fone: (0xx19) 225.6355 Fax: (0xx19) 225.6322

BRASIL EXPRESS AIR CARGO
Circular, 9, Vl Dinamarca, Guarulhos (SP)
CEP 07251-060
Fone: (0xx11) 6480.0427

DVA EXPRESS
Rio das Pedras, 440, Campinas (SP)
CEP 13030-160
Fone: (0xx19) 278.4722

EXP COM E TRANSP AIRCARGO
Genebra, 53, São Paulo, SP
CEP 01316-010
Fone: (0xx11) 3105.4417 Fax: (0xx11) 3106.6278

FEDEX Nações Unidas, 17891, São Paulo, SP
CEP 04795-100
Fone: (0xx11) 5514.7300

HOT SERVICE TRANSP URGENTES
Serra de Jairé, 235, São Paulo, SP
CEP 03175-010
Fone: (011) 264.3988

ITAPEMIRIM TURISMO AGÊNCIA DE VIAGENS E DESPACHOS Antônio Menck, 10, Osasco, SP
CEP 06093-090
Fone: (0xx11)-7082.4550

LAN CHILE
Consolação, 247, an 12, São Paulo, SP
CEP 01301-100
Fone: (0xx11) 259.2900 Fax: (0xx11) 255.2338

PONTUAL EXPRESS SERV AÉREOS
João de Lery, 94, Campo Belo, São Paulo, SP
CEP 04356-030
Fone: (0xx11) 532.1232

RAPIDEX SERV
Afonso Bandeira de Melo, 55, Campo Belo, São Paulo, SP
CEP 04613060
Fone: (0xx11) 531.1561

SERVPRESS TRANSP E ENCOMENDAS URGENTES
Eliseu de Almeida, 1103, São Paulo, SP
CEP 05533000
Fone: (0xx11) 816.6632

TAM TRANSP AÉREOS REGIONAIS SA
Pedro Bueno, 1400, São Paulo, SP
CEP 04342-010
Fone: (0xx11) 577.7711

TNT EXPRESS WORLDWIDE
Sta Catarina, 891, São Paulo, SP
CEP 04378300
Fone: (0xx11) 5565.6344 Fax: (0xx11) 5565.5762

TRANSBRASIL SA LINHAS AÉREAS
Francisco Glicério, 708, Campinas, SP
CEP 13012-000
Fone: (0xx19) 231.7399 Fax: (0xx19) 232.2866

TRANSP AÉREOS LCR
Lima e Silva, 401, São Paulo, SP
CEP 04215-020
Fone: (0xx11) 272.1348

VARIG SA VIAÇÃO AÉREA RIO GRANDENSE
Linneu Gomes,Comdt, s/n, Campo Belo, São Paulo, SP
CEP 04626-020
Fone: (0xx11) 534.0122

VASP
Abraham Lincoln, 83, Guarulhos, SP, São Paulo
CEP 07090-100
Fone: (0xx11) 6412.0096

Endereços na Internet:

Empresa de serviços de entrega rápida,
http://www.manancialservice.hpg.com.br

Empresa de serviços de entrega rápida,
http://www.enviarereceber.com.br

Site de busca de empresas de serviços de entrega rápida,
http://www.entregasrapidas.net

Empresa de serviços de entrega rápida,
http://www.jgsexpress.com.br

Empresa de serviços de entrega rápida
http://www.raeexpress.com.br

BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
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